As Ricas Horas do Duque de Berry

As Ricas Horas do Duque de Berry
As Ricas Horas do Duque de Berry. Produção dos irmãos Limbourg - séc. XV. Mês de julho

terça-feira, 2 de julho de 2013

Monalisa e seus mistérios

Desde sua pintura há cinco séculos por Leonardo Da Vinci, o quadro da emblemática dama italiana domina o universo das teorias conspiratórias, em maior ou menor grau, envolvendo diferentes pesquisadores e curiosos sobre quais seriam as motivações ou "mistérios" relacionados à Gioconda.

Por exemplo, alguns pesquisadores levantam a hipótese da Monalisa ser uma representação do "lado feminino" de Leonardo, aludindo portanto, a uma afirmação de sua homossexualidade. Hipótese bastante questionável, porém, a imagem abaixo levanta várias dúvidas:


Uma sobreposição bastante intrigante

Um dos temas explorados, recentemente, é uma minúscula inscrição no interior dos olhos da Monalisa, conforme o texto abaixo (fonte BBC Brasil):

Um pesquisador italiano diz ter encontrado um código secreto incluído na pintura Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, que poderia ajudar a revelar a identidade da modelo retratada no quadro.

La Gioconda ou Monalisa, 1503-1506, por Leonardo da Vinci, Museu do Louvre, Paris.
Segundo Silvano Vinceti, presidente do Comitê Nacional para a Valorização de Bens Históricos, Culturais e Ambientas, o código estaria inscrito nos olhos da Mona Lisa, na forma de letras microscópicas, não visíveis a olho nu.
Ele diz ter identificado as iniciais LV, de Leonardo da Vinci, pintadas em preto sobre o marrom-esverdeado da pupila direita da Mona Lisa ou La Gioconda, como o quadro também é conhecido.
No olho direito, ele diz ter identificado as iniciais CE ou possivelmente a letra B. No fundo da pintura, estariam os números 72, ou L2 se invertidos.
Para Vinceti, essas inscrições seriam a chave para revelar a identidade da modelo da pintura.
“Examinamos a pintura em detalhe e pedimos a análise de pintores experientes, que confirmaram que é pouco provável que esses sinais tenham sido colocados lá por acaso”, diz ele.
Várias teorias já foram aventadas sobre a identidade da Mona Lisa, incluindo a de que ela seria um autorretrato do pintor.
Um estudo da Universidade de Hidelberg, em 2005, identificou-a como Lisa Gherardini, mulher do rico mercador florentino Francesco del Giocondo.
Em janeiro, o próprio Silvano Vinceti havia pedido a exumação dos supostos restos de Da Vinci, enterrados no Castelo de Amboise, no Vale do Loire, na França, para tentar comprovar a tese de que a pintura era um autorretrato.
O pesquisador italiano pretende revelar a identidade da Mona Lisa em um livro, Il Segreto degli occhi della Gioconda (O segredo dos olhos de La Gioconda), cujo lançamento deve ocorrer no mês que vem.
Vinceti é conhecido na Itália por seu envolvimento em teses polêmicas relacionadas aos grandes mestres da arte clássica. Neste ano, ele também anunciou ter identificado os restos perdidos do pintor Caravaggio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário