As Ricas Horas do Duque de Berry

As Ricas Horas do Duque de Berry
As Ricas Horas do Duque de Berry. Produção dos irmãos Limbourg - séc. XV. Mês de julho

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Roteiro de estudo Revisão ENEM 2014 Parte II

Continuando nossa revisão:

Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

H6 - Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.


H7 - Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações 

H8 - Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.

H9 - Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.


H10 - Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica. 



A competência 02 tem por objetivo trabalhar as relações espaciais e as dinâmicas da sociedade, implicando nas relações históricas, socioeconômicas, políticas e culturais dentro de uma determinada região, pensando as diferentes formas de relação do homem com o território, as formas de exploração e desenvolvimento econômico e como nesses processos, os fluxos de circulação populacional tiveram maior ou menor transformação, especialmente no que diz respeito às políticas de planejamento e infra-estrutura.

Enem 2011 - Prova Azul - Q12 - Gabarito: A



SOBRADINHO





O homem chega, já desfaz a natureza

Tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar

O São Francisco lá pra cima da Bahia

Diz que dia menos dia vai subir bem devagar

E passo a passo vai cumprindo a profecia do beato que

dizia que o Sertão ia alagar.



SÁ E GUARABYRA. Disco Pirão de peixe com pimenta. Som Livre, 1977 (adaptado).


O trecho da música faz referência a uma importante obra na região do rio São Francisco. Uma consequência socioespacial dessa construção foi

A) a migração forçada da população ribeirinha.


B) o rebaixamento do nível do lençol freático local.


C) a preservação da memória histórica da região.

D) a ampliação das áreas de clima árido.

E) a redução das áreas de agricultura irrigada.

O processo de formação da represa de Sobradinho implicou no alagamento de uma grande área que atingiu a população dos municípios de Remanso, Pilão Aracado, Sento Sé, Casa Nova e Sobradinho e dessa forma, resultou no deslocamento das populações ribeirinhas para as regiões mais altas. A Alternativa correta é a A.

Na alternativa B, fala-se no rebaixamento do lençol freático, porém, este tipo de processo não é relacionado com o represamento da água. Na alternativa C é apresentada a questão da preservação da memória histórica da região, mas com o alagamento, as ruínas de Canudos foram engolidas pelas águas e assim, torna-se errada.
No caso da alternativa D, a formação de uma represa não é capaz de ampliar "áreas de clima árido" e vale destacar também que o clima na região é "semiárido" e não "árido".
Na alternativa E, comenta-se sobre a redução das áreas de agricultura irrigada, mas justamente no Vale do São Francisco tem se ampliado as regiões de produção agrícola irrigada, focadas na agroexportação, como de frutas tropicais e também na produção de vinhos de padrão internacional de qualidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário